O mito da gordura

Em meados de 1960 as pessoas passaram a acreditar que a gordura natural dos alimentos fazia mal à saúde. E, um novo mercado foi criado. Nasceu o mercado dos produtos “Ligths”. As pessoas passaram a acreditar que consumir produtos com menos gordura era o correto a se fazer. Sendo assim, a indústria fez uma tacada de mestre.

Você já parou para pensar que se evitar a gordura natural dos alimentos, você acaba consumindo mais alimentos industrializados?

Comer de forma natural não dá lucro às empresas. Por exemplo: você já reparou que todos os óleos e gorduras que vêm rotulados de saudáveis, passam por uma fábrica antes? Sim! Tudo o que é propagado pela mídia como saudável passa pela fábrica antes.

Aquela clássica pirâmide dos alimentos não é a mais indicada para quem busca saúde e emagrecimento e a crença popular de que gordura pode gerar doenças cardiovasculares já foi vencida por estudos.

O que devemos fazer é não cometer exageros e sair comendo todo o tipo de gordura que encontramos pela frente. Como diz a nutricionista Nanda Muller, é perder o medo da gordura e não a noção. Usar o bom senso no uso de gorduras naturais e que dão mais sabor à comida e também mais saciedade. De forma bem simplificada: a questão é não ter medo da gordura natural dos alimentos e não exagerar.

Deixo aqui algumas sugestões para a aplicação dessa teoria em nosso cotidiano:

 – Utilize manteiga ao invés de óleo vegetal e margarina.

– Procure comer alimentos que não tenham ingredientes em sua composição. Ex: qual ingrediente do abacate? Não tem, é ele mesmo.

– Se a sua comida é natural, ela é guardada na geladeira. Então não existe dispensa. Se você tem uma dispensa repleta de alimentos, você não está comendo produtos naturais.

Ninguém melhor que VOCÊ para cuidar da sua saúde. Invista seu tempo em prol dela: leia, informe-se, questione e, principalmente, ESTUDE.

Fontes: Blog do Dr. Souto, Curso Alimentação e saúde Lara Nesteruk e Livro Enxaqueca do Dr. Alexandre Feldman.

Nutricionistas para seguir na internet: @Laranesteruk @nutrinandamuller @fernanda_macuco @jaquelinemullerp

 

Anúncios

2 respostas para ‘O mito da gordura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s