VEGETARIANOS E VEGANOS NA WHOLE 30:

A whole 30 defende que os vegetarianos e veganos são bem-vindos, sem deixar de respeitar seus princípios.

Na realidade, o protocolo e o vegetarianismo e veganismo também tem muito em comum, que é o respeito aos alimentos. O plano da Whole inclui uma fartura de alimentos de origem vegetal ricos em nutrientes, sendo evitados alimentos processados sem valor nutritivo.

As duas abordagens também têm em comum, o espírito de positividade e conexão.

Tecnicamente não seria Whole 30, mas como há o interesse por parte dos vegetarianos e veganos, sem adaptações eles comeriam apenas hortaliças, nozes e sementes. Mas atenção! As adaptações propostas não são permissão para se fazer uma Whole vegana regada a cerveja. Já que, a cerveja é vegana.

O intuito permanece o mesmo, 30 dias sem açúcar, álcool e guloseimas.

VEGETARIANOS:

Caso você coma peixes ou ovos, é recomendado que a maior parte das suas proteínas seja obtida por essa fonte e suplementadas o mínimo possível de proteína de origem vegetal. É possível que você enjoe, mas lembre-se: são apenas 30 dias.

Se os laticínios forem uma fonte viável de proteínas para você (não causando nenhum tipo de alergia), é recomendado o consumo orgânico, inclusive do soro do leite (Whey Protein) de gado alimentado no pasto. Você também pode usar de fonte orgânica o quefir e o iogurte – Leia sempre o rótulo.

VEGANOS:

No caso dos veganos, os criadores do programa Whole 30 alertam que o protocolo pode deixá-lo mais saudável, mas não com uma saúde ideal. Isso porque, acreditam que a inclusão exclusiva  de proteínas de origem vegetal comprovadamente tem efeitos prejudiciais sobre o equilíbrio hormonal, o trato digestivo e o sistema imunológico, aliada à falta de nutrientes (como vitamina b12 e ferrro heme) encontrados apenas em proteína animal. Em função disso, o potencial de saúde do vegano é limitado.

Entretanto, isto não é sobre tecer julgamento de valores e todos estão buscando ser mais saudáveis. O intuito não é de exclusão e sim de inclusão, então algumas dicas foram pautadas!

Mas antes um alerta: É necessário entender que não é possível esperar os mesmos resultados dos onívoros. Vamos às dicas:

– Consuma uma ampla variedade de fontes de proteína vegetal.

-Se for incluir grãos e feijões na alimentação diária, lembre-se de deixá-los de molho durante 12 a 24 horas, escorrer a água e ferver durante pelo menos 15 minutos para reduzir os compostos inflamatórios e anti-nutrientes.

– Você também pode incluir leguminosas, fazendo rodízio entre elas.

-Pseudo cereais como quinoa, são outra fonte de proteína com menor probabilidade do que outros grãos de causar problemas no intestino ou no sistema imunológico.

-Continue evitando os grãos contendo glúten, soja não orgânica ou produtos de soja processados. Isso inclui evitar: “hambúrguer” e “queijo” de soja e amendoim.

-Procure um médico para suplementar a vitamina B12, encontrada apenas em origem animal. Produtos vendidos sem receitas costumam não serem eficazes.

Para concluir, é importante ressaltar que a Whole é antes de tudo, um protocolo que acredita na comida de verdade e sem rótulos, você pode adaptar com as dicas e evitar industrializados. Mas, sobretudo para veganos e vegetarianos, oriento um acompanhamento nutricional.

Também estou fazendo o protocolo Whole 30 e postando minha rotina no instagram, para seguir, basta clicar aqui.

//ws-na.amazon-adsystem.com/widgets/q?ServiceVersion=20070822&OneJS=1&Operation=GetAdHtml&MarketPlace=BR&source=ac&ref=qf_sp_asin_til&ad_type=product_link&tracking_id=leticiaformig-20&marketplace=amazon&region=BR&placement=8543104033&asins=8543104033&linkId=c2b959f4434bed8f40783e194314ba2f&show_border=true&link_opens_in_new_window=false&price_color=333333&title_color=0066c0&bg_color=ffffff

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s