O papel do nutricionista

Qual o papel do nutricionista?

Hoje vamos falar sobre o trabalho do nutricionista. Por óbvio, o nutricionista tem como missão, a PROMOÇÃO DA SAÚDE. Todas as suas atitudes devem ser pautadas, visando esse objetivo.

Mas o que isso significa? Promover a saúde é diluir informações concretas sobre hábitos saudáveis e estimular o bem-estar.

No âmbito do consultório, promover a saúde, também significa GERAR AUTONOMIA no seu cliente (aqui uso a nomenclatura cliente, pois paciente remete a doente.).

Gerar autonomia, é ensinar o caminho das pedras, é fazer seu cliente saber fazer escolhas conscientes na alimentação.

Afinal, olhar uma lista/cardápio/pedaço de papel PARA SEMPRE, em toda alimentação, também não é saudável. É necessário criar essa autonomia no cliente, para que depois, ele próprio possa fazer suas escolhas.

O próprio código do nutricionista destaca o compromisso social e o papel educador dos nutricionistas. Nesse mesmo sentido, o Guia Alimentar elaborado pelo ministério da saúde, atua ampliando a autonomia nas escolhas alimentares da população.

Afinal, o acesso a informações confiáveis sobre características e determinantes da alimentação adequada e saudável contribui para que pessoas, famílias e comunidades ampliem a autonomia para fazer escolhas alimentares e para que exijam o cumprimento do direito humano à alimentação adequada e saudável.

Esse assunto gera diversos desdobramentos, inclusive aquele que vislumbra o campo da nutrição comportamental. Diversas pessoas desenvolvem relações doentias com a comida e fobia de nutricionistas. Esse não é nosso papel, nosso papel não é te proibir comer tal alimento ou te fazer pesar a comida para sempre, nosso papel é te preparar para você fazer as melhores escolhas, para você CONSCIENTEMENTE escolher o que quer comer e o que quer servir para sua família.

É um pouco do que penso a respeito do papel/função do nutricionista e apesar de ser um assunto amplo, hoje quis só trazer essa reflexão.

 Para acompanhar mais dicas, me siga também no instagram @letmcosta.

 Até o post de semana que vem 😉

Anúncios

2 comentários em “O papel do nutricionista”

  1. Adorei o post Letícia!!!
    Faz um sobre como controlar a vontade de doces! Li um dia desses que pra evitar doces, coma mais amargo… rs
    Amargo já basta a vida às vezes! Hahaha

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s