Vontade de doce!

Olá! Interrompemos as publicações sobre o guia alimentar, para falar sobre um assunto muito pedido: VONTADE DE COMER DOCE!

Todo mundo quer saber como superar essa vontade louca de comer doce. E eu já começo dizendo que aqui você não vai ler NADA MILAGROSO. Não vou te indicar um chá e nem nenhuma feitiçaria.

Mas, algumas coisas podem elucidas sua cabeça. Vamos começar esclarecendo que nós não mais comemos apenas por estar com fome.

Além da fome, comemos por social, hábito e emocional. Você já reparou que comemos para comemorar, quando estamos tristes e até mesmo com tédio?

Um exercício legal é anotar o seu sentimento no momento em que der aquela vontade de comer doce. ANOTE! E, perceba qual sentimento e o que você pode fazer para mudar aquele acontecimento.

E se você notar que precisa de ajuda procure um tratamento interdisciplinar. Isso é, não só uma nutricionista, mas uma psicóloga também.

Vale ressaltar, que muitas pessoas se intitulam compulsivas (isso existe e é real, se for seu caso, siga a orientação anterior). Mas compulsão alimentar não é por um alimento específico, então não se enquadra em quem só não consegue evitar doce.

Preste atenção também, se você não está comendo apenas por estar disponível. Sabe aquele biscoitinho do café? Aquele aniversariante do mês – com bolo congelado comprado de última hora – risos. E aqui vai uma dica: Procure comer só quando achar que realmente vale à pena.

Outro ponto importantíssimo é o autoconhecimento. Encontre SEU MOTIVO para não querer comer o doce. Seja saúde, seja emagrecimento ou performance. O Importante é que SEJA SEU.

Além disso, é só se conhecendo bem que você vai saber se vale à pena alternativas, como doce saudáveis (aqui vale alertas, vou falar logo mais).

Só você sabe se o chocolate 70% ou aquela receitinha vai sanar essa vontade. Por que se não for, e você comer um monte de coisas ditas saudáveis e depois ainda querer comer aquele chocolate ou doce “normal”, não adianta, concorda?

Nesses casos, é melhor ir comer e ponto, voltar para sua alimentação proposta. Percebe que SÓ VOCÊ pode saber o que funciona?

No entanto, aqui vão alguns pontos de atenção!

Saiba identificar se o doce/chocolate só tem ingredientes do bem.

E se você quer ser saudável ou emagrecer, não troque uma refeição por alguma receitinha. Receitinha tem hora e lugar e uma boa dose de bom senso no consumo. Consumir receitinhas em excesso, além de atrapalhar o emagrecimento, pode confundir o cérebro com o gosto adocicado e o desejo por doces exacerbado nunca sumir.

Ademais, o açúcar é altamente viciante. Então é importante saber ler os rótulos para consumir açúcar só quando realmente queremos. Você sabia que até alguns molhos de tomate, pães integrais levam açúcar?

Por fim, um pensamento que sempre me ajudou: ESTA NÃO É A ÚLTIMA OPORTUNIDADE QUE TEREI PARA COMER. E acredite, não é mesmo! Está tudo bem, você não precisa comer tudo agora, você pode comer depois!

Se você gostou do conteúdo, acredito que você vai gostar desse texto também:

Doces sim ou não.

Não deixe me seguir no instagram: @letmcosta

Até o próximo post!

Anúncios

2 comentários em “Vontade de doce!”

  1. Obrigada Lety!!!!
    Adorei o post! Já ia me entulhar de brigadeiro caseiro agora, mas é só uma vontade controlável, vou esperar o incontrolável, daí quem sabe assim já consiga mais autocontrole e nem precise mais do “tal docinho”!!!
    Bjs

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s