ENTENDENDO OS RÓTULOS

Baseada na cartilha desenvolvida pela Anvisa, neste post falamos sobre quais itens são obrigatórios conter num rótulo de produto alimentício.

Entendendo os rótulos:

Você sabe o que você está comendo?

Baseado no manual de orientação dos consumidores da Anvisa, vamos falar sobre o que é obrigatório conter num rótulo!

Os rótulos são elementos importantíssimos pois fazem a conexão do consumidor com o produto.

De acordo com o ministério da saúde, aproximadamente 70% das pessoas consultam os rótulos na hora da compra,porém mais da metade não o compreende 100%.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa é o órgão responsável pela regulação da rotulagem de alimentos. Ou seja, é a Anvisa que estabelece quais informações um rótulo deve conter, visando a qualidade e a saúde do consumidor.

Mas quais informações são obrigatórias num rótulo?

1. Lista de ingredientes:

Item importantíssimo! É na lista que os consumidores podem verificar, por exemplo, a existência de açúcar no produto. Que, atenção! Pode vir com outros nomes, como por exemplo: Dextrose.

Lembra-se, a lista de ingredientes deve estar em ordem decrescente, isto é, o primeiro da lista é o de maior quantidade, e o último da lista, o de menor quantidade.

2. Informação nutricional:

Nela deve contar:

2.1. Porção: A quantidade média do alimento que deve ser usualmente consumida por pessoas saudáveis.

2.2.: %VD: Percentual de valores diários é um número em percentual que indica o quanto o produto apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta de 2000 calorias (Mas atenção, essas calorias são indicadas no GERAL para homens ADULTOS  e saudáveis – O que quer dizer que para mulheres e crianças, por ex. essa porcentagem indicada seria menor).  Cada nutriente apresente um valor diferente para se calcular o VD.

3. Medida Caseira: Indica a medida normalmente utilizada pelo consumidor para medir alimentos. Ex: fatias. É obrigatório justamente para o consumidor entender melhor as informações nutricionais.

Além disso, o rótulo deve conter: prazo de validade, origem, conteúdo líquido (quantidade total do produto na embalagem) e lote.

Instagram: @letmcosta

Anúncios

3 comentários em “ENTENDENDO OS RÓTULOS”

    1. hahaha me sinto lisonjeada! Mas vou dar na sua cara kkk! Sabe que tudo que está aqui, está na internet e nos canais que o próprio governo disponibiliza. Eu só mastigo e posto, justamente para vocês criarem autonomia!! kkkk

      Você sabe sim, mas se precisar, um dia a gente marcar uma ida ao mercado pra te ajudar ainda mais

      Curtir

  1. Pingback: Vida Saudável

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s