O QUE UM RÓTULO NÃO DEVE CONTER:

Nos últimos posts falamos bastante sobre o que um rótulo DEVE conter. Hoje, nós vamos falar sobre o que um rótulo NÃO DEVE conter.

Sim, porque sim, existem muitas embalagens com falsas mensagens, que induzem o consumidor ao erro. Quais são elas? Vamos lá:

1) O rótulo não pode apresentar palavras ou imagens que possa induzir ao erro. Ex: chocolates que, através de ilustração, dizem equivaler a um copo de leite. OS DOIS ALIMENTOS NÃO SÃO COMPARÁVEIS, portanto essa informação é falsa.

2) Demonstrar propriedade que não possuem ou não possam ser demonstradas. Ex: Produtos que prometem diminuir o risco cardíaco.

3) Destacar a presença ou ausência de componentes que sejam próprios dele. Ou seja, não é uma novidade da marca, qualquer um teria. Ex: “Óleo sem colesterol” – todo óleo vegetal não apresenta em sua composição colesterol. O certo seria: “Óleo sem colesterol, como todo óleo vegetal”.

4) Indicar que o alimento possui propriedade medicinais ou terapêuticas ou aconselhar o seu consumo estimulante, para melhorar a saúde ou prevenir doenças. Ex: O famoso “…emagrece” ou “…previne a osteoporose”.

Post baseado na cartilha da anvisa.

Gostou desse texto:

Leia também:

Instagram: @letmcosta

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s